O seminarista Jorge Pereira esteve participando do 9° Encontro Nacional sobre Arquitetura e Arte Sacra em Porto Alegre, evento realizado pela CNBB. Confira a experiência que nosso seminarista, amante da arte sacra e artista sacro em nossa Arquidiocese, Deus possa inspirá-lo sempre mais na unção do Espírito Santo a fim de que possa com sua arte e dom, evangelizar os povos com a beleza que emana do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
9 º Encontro Nacional sobre Arquitetura e Arte Sacra promovido pela CNBB\ Porto Alegre\ RS. [por Jorge Pereira]
Muito mais do que simples adereços, pedras, cores e formas, a arquitetura e a arte sacra elaboradas sob uma profunda espiritualidade e mística podem nos ajudar a encontrarmo-nos diante do caos vivido no dia-a-dia. O homem desde os primórdios dos tempos anseia por um lugar que lhe proporcione a paz que tanto almeja por isso este espaço de oração carece cada vez mais de acolher-nos como “seio maternal”, onde acolhidos seremos acalentados por Aquele que nos criou e nos ama. Assim, o edifício físico não deve apenas ser um templo de pedras frias e sólidas, mas sim, um espaço onde o tempo se torna suspenso, por meio da experiência que ele nos proporciona. A igreja não deve apenas conter atributos humanos, mas sim orientar-nos para a Jerusalém Celeste. Assim, o espaço deve nos remeter à hospitalidade, onde rezar em comunidade seja um ato agradável a Deus e nós mesmos.
Sentir-se abraçado pelo espaço faz toda a diferença, todos os tributos físicos devem nos proporcionar um estado de transcendência, onde todos os problemas possam ser colocados de lado e nossos anseios sejam apresentados ao Pai. Portanto, o espaço sagrado possui o poder de organizar a vida, muitas vezes desconexa pela falta de uma experiência profunda com o Senhor. Assim, aspectos tidos como meras futilidades tomam o seu devido valor enquanto ferramentas promotoras da formação humana e espiritual. Com estas breves palavras, descrevo a experiência deste encontro que reuniu cerca de 160 pessoas na PUC do Rio Grande do Sul no período de 25 a 29\09\2013 para discutirem sobre o papel relevante da Arquitetura e Arte Sacra desenvolvidas em nossos templos de oração. Dentre os participantes encontraram-se presentes: arquitetos, artistas, engenheiros, padres, seminaristas e leigos que discutiram com afinco sobre os problemas e dificuldades vivenciadas nos mais diferentes estados de nosso país, relacionados à implantação de novos projetos e principalmente na preservação dos bens históricos culturais.
Cristo é "[...] Aquele que inaugura uma nova humanidade. Agora depois de ter derrubado a porta férrea da morte, são muitas as pessoas que por ela podem passar juntamente com Ele" (RATZINGER, 2012, p.63).
Nenhum comentário:
Postar um comentário